terça-feira, 14 de junho de 2011

Setorial de Mulheres ( Por Dandara Medeiros )

O setorial de mulheres é um espaço, dentro da estrutura organizativa e política da CSP-CONLUTAS, destinado a debater os temas que envolvem as demandas especificas das mulheres trabalhadoras. O objetivo principal é promover a discussão propor políticas e ações que subsidiem a intervenção da central no âmbito da luta das mulheres e suas reivindicações, visando contribuir com o processo de organização de suas lutas.

O Setorial é parte da central e as suas ações estão subordinadas às deliberações votadas na Coordenação Nacional, que avalia e delibera sobre as propostas do setorial. Esse mecanismo ajuda no conhecimento por parte de todas as entidades dos temas discutidos no setorial e ao mesmo tempo ajuda a que a central como todo assuma as demandas dos setores específicos no marco de suas lutas.

As mulheres compõem metade da população mundial e cada vez ingressam no mundo do trabalho. No capitalismo, estão sob uma condição de opressão e dupla exploração, a partir da qual os patrões e governos se utilizam para pagar menores salários, rebaixar o valor da mão-de-obra  de toda a classe e regular o exército de reserva.  Elas são agentes importantes da luta, mas infelizmente ainda são poucas.  O setorial cumpre um papel de atraí-las, aglutiná-las e estimulá-las a ser parte da luta classista. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado para a construção de uma alternativa feminista-classista e contra todas as formas de opressão.

Nesse sentido, o Setorial cumpre com um papel de não somente elaborar políticas, mas também ser um pólo de apoio para a central no sentido de ajudar a combater o machismo absurdamente presente em nossa sociedade e que por vezes adentram nossas fileiras.

É na perspectiva de diminuir a distância que separa homens e mulheres baseada nas ideologias que transformam diferenças em desigualdades e impedem a unidade da classe que se coloca o Setorial. Ao ter um espaço específico, ao aglutinar as mulheres e ao se debruçar sob as demandas específicas garantimos uma ferramenta a mais para avançar na estratégia socialista da central, que para ser vitoriosa dependerá de unidade de toda a classe.

Todas as entidades (sindicatos, oposições e minorias sindicais, entidades do movimento popular, de luta contra a opressão e do movimento estudantil) filiadas  à central estão convidadas a enviar representantes para participar do Setorial que ocorre durante as reuniões da Coordenação Nacional da entidade, a cada dois meses.

Esperamos todas, para juntas engrossarmos as fileiras da luta contra o machismo e contra a exploração!

Setorial de Mulheres da CSP-CONLUTAS

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial